quarta-feira, 16 de março de 2011

O culturismo nos anos 20 e 30

Olá pessoas como estão?
Demorei para postar, correria total...competição chegando, 10 dias pro Campeonato e o tempo vai ficando afunilado. Mas hoje consegui um tempinho e então, como prometido vou continuar a contar um pouco sobre a história do Fisiculturismo. Vamos viajar um pouco!
Na minha última postagem mosrei quais foram os primeiros homens, não digo atletas, pois ainda nã existi a fisiculturismo, e sim apenas a procura da perfeição do corpo humano por alguns homens.

Os anos 20 e 30

Foi por volta desses anos, que o homem percebeu que a saúde e o desenvolvimento do corpo estavam totalmente relacionados. E perceberam então, que atividades com pesos faziam eles alcançarem ganhos de músculos em um curto período de tempo! O conhecimento sobre treino e dietas era muito limitado nessa época. Nota-se isso porque o homem que se destacou nos anos 20 pesava 136 Kg, ele era gordo como um barril, mas era muito forte! Seu nome era: Louis Cyr. E um outro homem que surgiu com um corpo simétrico e bem musculoso foi Sigmund Klein
              Louis Cyr                 Sigmund Klein

Entre a transição dos anos 20 para o anos 30 ainda havia uma grande discussão entre as pessoas. Alguns não aceitavam chamar homens fortes, que levantavam pesos de atletas. Pois para eles, isso era anormal, e a musculção não era considerada um esporte, e sim algo "estranho feito por pessoas estranhas" (acho que esse conceito ainda não mudou ainda viu - hehe). Muitos desses homens serviram de exemplos para escultores, pintores e médicos nessa época. Muitos eram considerados, abençoados pelos Deuses por terem o corpo daquela forma.

Em 1939, as coisas começaram a mudar. A Amateur Arhletic Union - AAU (União de Atletas Amadores) entrou em cena e criou, por conta própria, uma competição de Mister América em Chicago, no dia 4 de Julho. Considerada a primeira competição de fisiculturismo pelos historiadores.
O vencedor foi Ronald Essmaker. Os participantes ainda não eram culturistas experientes, mas provinham de todos os tipos de formação atlética e posaram com várias roupas, desde calções de pugilista a tangas.

                                                                         Ronald Essmaker

O levantamento de peso mudava os contornos do corpo mais do que qualquer outro tipo de treino, o que causava uma impressão forte e cada vez mais favorável nos juízes.
Em 1940, a AAU produziu o primeiro evento realmente moderno de culturismo. O Mister América desse ano e do seguinte foi John Grimek, que treinou primordialmente levantando pesos em ginásios. Isso mesmo fez saber a todos os que queriam competir contra ele e que deveriam seguir um programa de treino similar .Grimek também acabou com a ideia errada de que os homens que treinavam com pesos eram pouco flexiveis e incapazes de desempenhar uma boa prestação atlética. Durante exibições era capaz de ficar em palco a fazer levantamentos e poses que envolviam um grau extraordinário de força, flexibilidade e coordenação.

Mas os anos 40 e 50 ficam ara minha próxima postagem!

Por hoje é isso pessoal!

(Fonte: Enciclopédia de Fisiculturismo e Musculação - Autor: Arnold Scharzenegger)
Gustavo Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário