quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Aprendendo um pouco

Iai pessoas, como estão?
Espero que tenham gostado da minha primeira postagem sobre "O preconceito" que existe sobre os suplemntos alimentares. Quero antes de tudo deixar bem claro que, eu não estou incentivando e muito menos mandando vocês comprarem suplementos. Nada disso, estou esclarecendo e ajudando aqueles que praticam esportes e que tenham curiosidade ou interesse em saber um pouco mais sobre o extenso universo do mundo anabólico.
Hoje vou começar a falar um pouco mais sobre pra que serve e quais os tipos de suplementos que podemos encontrar. Bom vamos viajar um pouco!
Alguma vez você estava correndo, ou fazendo qualquer tipo de atividade física e sentiu aquela fadiga muscular?
A grande maioria sim. E você sabe de onde vêm a fadiga muscular?
A palavra fadiga significa: Incapacidade em manter o nível de rendimento ou trabalho desejado. Ou seja, você não consegue fazer suas atividades sem se cansar ou até mesmo sentir dores musculares. E por que sentimos essas molezas, esses desânimos e essas dores? Isso é normal?
Sim, isso é super natural quando se é um ser humano. O cérebro conforme estamos realizando exercícios físicos vai liberando uma coisa que se chama endorfina (aquela mesmo que é liberada quando sentimos prazer em fazer alguma coisa, como comer uma barra de chocolate) e a noradrenalina. Que são hormônios transportados pelo sangue, e que quando liberados no cérebro pela nossa hipófise. Mas o que tem o cú com as calças? Tudo haver, estes dois hormônios em excesso na atividade física causam um tipo de fadiga que se chama FADIGA CENTRAL - que são mecanismos biológicos que alteram nossos esforços, comportamento e tolerância a dor. Ou seja, você está indo treina aí bate aquele desânimo, aquela preguiça, pois é isso se chama fadiga central.
Beleza mas e minhas dores musculares? As dores musculares só ocorrem se antes de tudo ocorrer a fadiga central, ou seja, a fadiga central desencadeia a fadiga PERIFÉRICA (nos músculos), fazendo com que os músculos falhem e acumule substratos. Sabe aquela dor muscular que você fica depois de correr, caminhar ou puxar ferro? Lhes apresento o ácido lático que se acumula no músculo e causa essas dores. Se não fosse a ação do ácido lático o que seria do Dorflex?
Agora que você entendeu um pouco sobre o processo de fadiga muscular, vamos falar um pouco sobre alimentos. Os alimentos são ricos em Macro e Micro nutrientes. Exemplo: carne é rica em: proteína; as frutas: vitaminas e fibras. Quero dizer então, que nos alimentos encontramos todos os tipos de nutrientes que o corpo humano precisa para sobreviver. E os suplementos alimentares são ricos em macro e micro nutrientes.
Vou pegar um exemplo simples, imagine-se comendo agora uma picanha.A picanha é rica em proteína. Claro que sim, mas também é rica em gordura e outros nutrientes. O suplemento apresenta uma alta concentração de determinados nutrientes de forma isolada. Ou seja, se você quer proteína e comer carne ao mesmo tempo você ingere gordura. A função principal dos suplementos é essa: proporcionar de forma eficaz nutrientes que não são encontrados de forma isolada na natureza. Por tanto: Suplemento nutricional é qualquer alimento sob a forma de bebida, tablete, gel, pó, capsula com potencial para alterar a composição e função corporal ou estado nutricional, de tal modo que tenha valor para pessoas fisicamente ativas (MURRAY, 2000).
Existem diversos tipos de suplementos:
-Bebidas ricas em carboidratos
-Hipercalóricos (substituidores de refeições)
-Barras energéticas
-Carboidratos em gel
- Suplementos baseados em Vitaminas e minerais
-Suplementos protéicos
-Aminoácidos
Existe uma gama imensa suplementos alimentares. E o que poucos sabem é que eles são obtidos através dos próprios alimentos que ingerimos (carne, leite, frutas,etc).
Tá bom, mas qual é a vantagem de usar suplementos? Fácil, lembra no começo dessa postagem que expliquei um pouco sobre as fadigas (central e periféricas), pois é, os suplementos ajudam a inibir seus sintomas e proporcionam uma melhoria de vida notável nas pessoas. Conheço muitas pessoas que usam suplementos para ir trabalhar, e para terem boa disposição. Sem falar que, são de fácil absorção no organismo, apresentam baixíssimos teores de gordura (lipídios) e você pode adequar conforme a sua necessidade de nutrientes que você precisa e que não vem obtendo na sua alimentação normal do dia a dia.
Por isso galera, vamos repensar um pouco e ver se os suplementos alimentares são esses bichos de sete cabeça que todo mundo acha que é e se realmente sabendo usar você pode ter bons resultados para sua saúde. É isso por hoje.
Amanhã vou falar um pouco sobre suplementos a base de proteínas e aminoácidos.

Gustavo Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário