segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A importância dos aminoácidos

Fala pessoas, como estão?
Hoje como prometido irei falar sobre os aminoácidos essenciais (os famosos BCAA) e  a importância deles para o desenvolvimento muscular e para a nossa saúde.
Antes de tudo, você sabe por que eles recebem esse nome: essenciais? O próprio nome já diz, pois eles são essenciais para para nossa saúde e para realizações metabólicas. Mas tem um porém. Nós não produzimos esses aminoácidos, portanto encontramos eles na natureza junto com os alimentos que ingerimos. E aí vai uns exemplos deles:  fenilalanina, ISOLEUCINA, LEUCINA, lisina, metionina, treonina, triptofano, histidina e VALINA.
Coloquei três deles em destaque pois são esses que compõem as cápsulas de BCAA. E por se chama BCAA? Pois ele vem da abreviatura do inglês - Branched Chain Amino Acids - que em portuguê nada mais é do que aminoácidos de cadeia ramifica.
Então vamos começar a viajar.
Lembram-se quando postei sobre as fadigas centrais? Que são mecanismos que ocorrem no nosso cérebro que aumentam nossa percepção de esforço, alterando nossa motivação e que podem inibir nosso desempenho motor? E lembra quando expliquei que isso ocorre com o aumento da quantidade de um hormônio? Sim a endorfina, o hormônio do prazer.
Pois então, a principal função dos BCAAs é inibir a produção de endorfina durante as atividades físicas, ou seja, sem fadiga central mais tempo leva para termos fadiga periférica nos músculos). Isso é vantajoso? Claro que sim, o que você prefere? Treinar sem dores musculares e mantendo um rendimento de alto nível com pouco desgaste mental e motor, ou prefere sentir dores e ficar desanimado? Sem dúvidas o BCAA tem efeitos positivos em termos de rendimento, além de ser um ótimo ante catabólico, lembram-se que também expliquei isso? Ele ajuda a manter os músculos a ficar em anabolismo.E sem falar que é ótimo para a recuperação das fibras lesionadas durante o exercício.
Dica: se você se sente cansado e acorda com dores musculares e quer tentar aumentar a intensidade do seu treino ou atividades físicas e quer ficar mais disposto, o BCAA é ótimo para isso. Se você treina intensamente, seria interessante tomar de 3 a 4 capsulas antes da atividade e 4 a 5 depois do treino.
Agora uma curiosidade para vocês que fazem academia e buscam massa muscular. O aminoácido de nome LEUCINA que é um dos componentes do BCAA, é super anabólico.
Dentro das nossas células existe uma enzima que chama mTOR. A leucina ativa o funcionamento dessa enzima. OK Gustavo, e qual a importância da mtor?
A importância é, que ativando a mTOR você vai desencadear uma "cascata" de reações dentro das suas células musculares, ou seja você acelera a sintese protéica.E o que isso faz? Quanto mais quebra de proteína mais você produz massa magra, ou seja crianças, a leucina é muito anabólica.
Existem pessoas que tomam leucina isolada pós treino, é muito difícil de ser encontrada aqui no Brasil.Mas se vocês têm interesse, uma empresa de suplementos americana, a Muscletch, produz um suplemento que se chama Leukic, que nada mais é que leucina isolada.Vale a pena!
Outra coisa muito importante que os aminoácidos fazem é: aumentar a nossa imunidade. Com a ingestão de BCAA, nós produzimos glutamina, que é outro aminoácido que também é vendido de forma isolada nas lojas. E o que ela faz?
Você já treinou em dias secos? Já percebeu que as vezes ficamos com falta de ar, e que nos dias secos nós pegamos muitas alergias e problemas respiratórios? Isso porque, quando estamos em atividade nossos alveulos pulmonares se dilatam para a entrada de maior quantidade de oxigenio. E com isso mais poluição e microorganismos que estão presentes no ar vão para o nosso pulmão.
A glutamina aumenta nossa imunidade respiratória, é fundamental para acabar com gripes, resfriados, tosses.
Ou seja, os aminoácidos apresentam papéis importantes para a nossa saúde.
Antes de encerrar dar uma dica, conheço atletas e pessoas que usam o BCAA ante sde dormir, isso porque vão ficar 8 horas sem comer e não querem entrar em catabolismo. Eu aconselho tomar um scoop de whey não isolado do que tomar BCAA. Isso porque o BCAA inibi a produção de endorfina, quando nós dormimos, a sensação de prazer e o descanso vem por causa desse hormonio. Por isso você pode vir a dormir mal. E lembre-se o descanso é fundamental para a recuperação muscular e principalmente para a liberação de GH (o hormonio do crescimento)...E não queremos ficar sem a liberação de GH queremos?
Bom galera, amanhã eu volto pra falar sobre dois aminoácidos que o pessoal vem usando muito, que é a CREATINA e a ARGININA (os famosos vasos dilatadores).
Mas isso só amanhã.

Abrços
Gustavo Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário