sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O mundo das proteínas

Eai pessoas!Como estão?
Se vocês estão acompanhando as minhas postagens então sabem que hoje vou falar um pouco sobre as proteínas. As proteínas são fundamentais para a construção muscular. Elas são compostas por aminoácidos, que são pequenas moléculas que juntas formam proteínas. Nós humanos precisamos muito desses aminoácidos, para a formação muscular, recuperação de fibras lesionadas, para a aumento de imunidade, são ótimos anticatabólicos. Mas o que é anti catabólicos? Fácil, se anabolizar é ganhar músculos então catabolizar é o oposto. Vou explicar, se você treina e quer ficar musculoso durante o seu treino até 50 minutos seu corpo tende a ficar em estado ANABÓLICO, ou seja seu corpo está trabalhando para ganho de massa magra. Agora passando esses 50 minutos seu corpo tende a entrar em processo CATABÓLICO, ou seja você tende a queimar a musculatura e acaba emagrecendo, falando a língua culta, o seu corpo quebra substâncias complexas e transformam em substâncias simples. Você já percebeu que quando você sai da academia você fica inchado? Isso porque além de seus músculos estarem cheios de sangue você está em anabolismo, o metabolismo muscular está alto. Aí passam-se uns minutos e você sai do banho e "puf" Meu deus cadê meus músculos? Pois é entramos no processo catabólico. Mas por que eu preciso saber disso?
Porque uma das funções da proteína e dos aminoácidos e evitar que o copo entre em catabolismo muscular.
Mas logo falarei das vantagens.
Vocês conhecem os suplementos chamados de WHEY PROTEIN? São aqueles potes grandes de protéina.
Existem alguns tipos de Whey, o ISOLADO, o CONCENTRADO, o HIDROLIZADO e o CONCENTRADO.Não posso esquecer da ALBUMINA, mas que diferente do Whey - que é feito do sorto do leite - a albumina é feita da clara do ovo. Beleza Gustavo, mas qual eu tomo? E quando eu tomo?
Vamos lá, o Whey Isolado é a melhor fonte protéica dentro dos tipos de whey. Isso porque a concentração dela é alta e o e não tem gordura alguma. Já nos outros tipos de whey a concentração de proteína não é tão elevada e apresentam lactose outras gorduras presentes no leite.
OK o que isso significa? Significa que se você quer ganhar massa muscular magra, com definição e longe de gordurinhas, o whey isolado é a melhor fonte. A albumina é muito boa, mas em termos de absorção, o whey é bem melhor. Sem falar que, a albumina faz com que soltamos as famosas flatulências fidias. Sim, você peida fidido ;)
Fica a dica então: acabou de treinar tome um scoop (a colher que vem junto com o whey) de whey isolado com dextrose que é um carboidrato em pó que ajuda na absorção de proteína. Mas vou falar da dextrose outro dia.
Uma outra vontagem do whey isolado é que a concentração de aminoácidos essenciais para o ser humano é alta. Já ouviram falar de BCAA? O que são?
Os BCAAs são aminoácidos de cadeia ramificada que nós humanos precisamos deles para sobreviver. São eles: leucina, valina e isoleucina.Hoje não vou falar muito deles, mas amanhã vou me aprofundar ainda mais em aminoácidos. Lembra da minha postagem que eu falei sobre as fadigas? Pois é o BCAA tem papel fundamental contra as fadigas. E tem outros papéis importantes.
Hoje vou me manter apenas nos Whey Proteins.
Se você treina e toma vou dar umas dicas.
Você vai nessas lojas de suplementos o vendedor fala "você deve tomar whey no café, no almoço, de tarde, antes de treina, depois de treina e antes de dormi".Isso é mesmo necessário? NÃO, se você faz isso pare com isso agora, você está jogando seu dinheiro no lixo. O corpo só precisa de proteína PÓS TREINO, e apenas 30g e não 3 scoops como já vi pessoas falando. Acabou de treinar tome 1 scoop de whey isolado, é comprovado científicamente que o corpo só absorve 30g de proteína pós treino. Tá mas e durante o dia? Durante o dia seu corpo pega essa whey que você vem tomado e eliminando na sua urina e aproveitando alguns aminoácidos para outras coisas como produção de colágeno para sua pele por exemplo. Ou seja se você acha que tomando um pote de whey por dia você vai ficar forte, desculpa, mas não vai não.
É interessante você tomar whey não do tipo isolado quando você acorda e antes de dormir, pois ajuda no processo anticatabólico. Mas lembre-se não é obrigatório. Foque o uso de whey isolado no pós treino.
Ele vai ajudar na recuperação muscular e na sua construção de novas fibras que foram rompidas durante suas atividades.Mas lembre-se tome junto com dextrose, se não tiver dextrose manda uma colher de açúcar.
Sem o seu índice glicêmico estar alto a proteína não é absorvida.
Bom amiguinhos, hoje falei sobre proteínas, se quiserem saber mais alguma coisa deixe um comentário e eu respondo na minha próxima postagem.
Amanhã volto pra falar sobre os Aminoácidos (BCAA) e suas funções.
É isso aí.

Gustavo Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário