segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Creatina e vasos dilatadores

Iai galera como estão?
Demorei pra postar porque estava muito corrido, mas consegui um tempinho e agora vou falar, como prometido, sobre a Creatina e sobre os suplementos a base de Arginina (vasos dilatadores).
Bom, vamos começar.
Antes de tudo, você sabe o que é creatina?
A creatina é um composto formado por vários aminoácidos. O seu nome vem do grego - kreas - que significa carne. Então isso já esclarece principalmente onde podemos encontrá-la então.
Isso mesmo, se seu significado é "carne'' então, podemos dizer que, as principais fontes para se obter a creatina são as carnes, peixes e outros produtos de origem animal. E o local onde ela é armazenada principalmente é nos músculos (95%) do ser humano.
Beleza mas qual é a sua importância?
A creatina ela é capaz de liberar ATP - lembram-se o que é isso nas aulas de química e biologia? ATP nada mais é que energia. A creatina é capaz de dar energia durante os seus treinos, principalmente em treinos de explosão.
Jogadores de futebol que correm bastante usam creatina para potencializar as forças musculares e para ajudar na explosão muscular. Ela consegue aumentar também a nossa resistência muscular, ou seja, para você sentir dores ou lesionar seu músculo usando creatina é mais difícil. E o que os estudos mostram também é que a creatina diminui a acidez muscular. Lembram-se do ácido latico? Que é produzido dentro do músculo e que causa todas aquelas dores chatas no pós treino? Pois é, a creatina ajuda a diminuir a sua produção.E uma outra função da creatina é o aumento da massa magra, isso porque ela aumenta a síntese protéica. Como podem ver então, a creatina exerce um ótimo papel na ajuda de massa muscular magra e ganho de força. Mas como eu tomo a creatina? Inicialmente você deve fazer o período de LOADING ou SATURAÇÃO, que é quando durante 5 dias tomamos uma colher de chá (5g) quatro vezes ao dia. Sendo então de manhã, almoço, tarde e noite. Mas por que fazemos isso? Pois essa fase é quando saturamos nossas células musculares para que os resultados sejam obtidos com maior êxito e de forma mais rápida. Depois desses 5 dias de saturação você passa a tomar unicamente quando treina, sendo assim, só no pós treino. Têm pessoas que tomam antes e depois de treinar. Eu em particular gosto de tomar no pós treino. Mas lembrem-se, tomem bastante água durante o uso da creatina, pois ela retém liquido dentro do músculo (nas células), apesar de não existirem provas científicas de que a creatina sem a ingestão de liquido possa comprometer as funções renais, é sempre bom prevenir.
Que fique bem claro que não estou mandando ninguém usar e fazer a ingestão de creatina, apenas estou informando o que ela pode trazer de benefícios para quem treina.
Agora que já expliquei sobre a creatina vou passar para um outro aminoácido que nós não produzimos.
A arginina. Por que tomamos então a arginina? O que ela faz?
A arginina é um composto presente nos famosos vasos dilatadores, que tem como objetivo aumentar o calibre vascular durante o treino. Mas por que isso é importante? Vocês se lembram das aulas na escola? Que o sangue leva oxigênio junto com outros nutrientes na circulação? Por tanto, quanto mais dilatado estar as suas veias mais irrigado vai ficar o seu músculo de sangue, e com ele mais oxigênio para a produção de energia.
Lembram da creatina que fica dentro do músculo (na célula)? Pois é, o oxigenio junto com a creatina produz ATP.
Essa é a função básica dos famosos vasos dilatadores, apenas dilatar as veias. Isso porque a arginina sofre uma reação e produz ÓXIDO NÍTRICO, o que faz as nossas veias dilatarem.
É isso meus amigos, foi bem simples hoje porque são duas coisas fáceis de se entender.
Duvidas? Postem nos comentários que eu esclareço depois.
Obrigado



Gustavo Almeida




Um comentário:

  1. iae gustavo...td certo?
    adorei o blog, tem muita informaçao dahora aki XD
    queria saber uma coisa, espqero que possa me ajudah...assim, eu sou magro e por conta de estar atolado de coisas pra fazer ( trabalho, estudos ) nao tenho como encaixar uma academia nos meus dias...mas queria ganhar um poko de massa...tem algum produto desses que poderia servir pra isso? pq nao tenho tempo pra academia, mas no trabalho, levanto bastante peso e tambem faço caminhadas.
    obrigado
    thiago

    ResponderExcluir