quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Carboidratos o combústivel da vida!

Como estão amiguinhos?
Como prometido hoje viu falar um pouco sobre a importância da ingestão de carboidratos para as atividades físicas. Mas por que os carboidratos são tão importantes? Vamos lá, alguma vez quando você ficou muito tempo sem comer você desmaiou, ou teve sensações de tonturas? Mas o que isso tem haver com os carboidratos? Tudo haver! Os carboidratos são resposáveis por nos dar energia, eles funcionam como combústivel para a nossa sobrevivência. Tudo o que fazemos por mais simples que seja como por exemplo um simples espirro, é necessário energia. E de onde vem está energia? Vem do glicogênio como a glicose que circula no nosso sangue. Então a glicose é um carboidrato? Sim, a glicose que circula no nosso sangue é a forma mais simples de carboidrato, ela é um monossacarídio, pois apresenta apenas uma molécula. Quanto mais complexa e quanto mais ligações sofre, os carboidratos vão se chamando, dissacarídios (duas ligações de monossacarídios), polissacarídios (com 16 ou mais monossacarídios).
Certo e o que isso tem haver com as atividades fisicas?
Conforme vamos exercendo uma atividade física como a musculação ou uma corrida por exemplo, nossos estoques de energia vão se esgotando. É como uma pilha, você usa e com o tempo vai acabando.
O glicogênio (o nosso combústivel) vai sendo usado e conforme ele vai se esgotando no nosso organismo uma série de problemas vão ocorrendo e atrapalhando o nosso desempenho. Em primeiro lugar: sem energia o ser humano não é caopaz de aguentar por muito tempo atividades físicas, podendo então levar a um desmaio. Agora em termos fisiológicos, a falta de glicose no nosso sangue gera: fadigas centrais e musculares, dores musculares e desorientação cerebral.
Mas o que eu posso fazer para evitar que meu estoque de energia acabe durante os treinos?
De uma forma fácil e simples que eu vou ensinar! Antes dos exercícios é recomendado carboidratos de consistência leve ou líquida e de preferência livres de fibras e gorduras (lipídios) para ajudar na absorção pós treino. Como a batata por exemplo!
Mas eu em particular prefiro usar os suplementos ricos em carboidratos que dissolvidos na água suprem todas as necessidades de estoque de energia e principalmente na reposição de sais e minerais que perdemos no suor. Estou falando da MALTODEXTRINA e da DEXTROSE.
Estes dois suplemementos são feitos apartir da mandioca, e nada mais são que monossacarídios e dissacarídios, gosto de chama-los de glicose em pó. E por eles são importantes?
Vou explicar, a MALTODEXTRINA depois que ingerida, é absorvida rapidamente pelo organismo, diferente da comida que devemos esperar pela digestão. Por ela ser absorvida muito rapidamente, os estoques de energia aumentam com isso. Ou seja, você pode tomar junto com água gelada minutos antes dos treinos ou até mesmo durante os exercícios, o que é muito vantajoso, pois além de ter vários sabores e ser uma fonte rápida de energia, ajuda na hidratação. O que você acha que é melhor, tomar água ou a solução de MALTODEXTRINA durante os treinos. Se você disse água errou.Sim a água é essencial para a nossa saúde e para nossa hidratação mas durante os treinos não é a melhor opção. Já bebeu água e saiu correndo? Sua barriga não fica pesada e fazendo aqueles barulhos "blomm" "blomm", você consegue ouvir a água se mexendo dentro do seu estômago! Pois é meus caros, aí vem todo aquele desconforto. A MALTODEXTRINA além de ser absorvida rapidamente, não causando esse desconforto aumenta nosso estoque de energia, coisa que a água não faz. A água é composta por sais minerais e não por carboidratos.
Assim, afirmo e digo com toda a certeza, a ciência pode confirmar. O uso de MALTODEXTRINA durante e antes do treino eleva os estoques de glicogênio e evita as fadigas musculares e as dores que ocorrem em consequência disso. Sem contar que, o sabores que encontramos são ótimos bebidos bem gelados, lembram muito Gatorade, já que o mesmo tem as mesmas funções da MALTODEXTRINA.
Mas e a DEXTROSE? Ela é um suplemento também rico em carboidratos, mas a difrença é que, a absorção dela é muito mais rápida em comparação com a malto. Isso porque ela é feita de monossacarídios apenas. Ou seja, são muito mais fáceis de serem absorvidos.
A DEXTROSE é usada principalmente no pós treino junto com o whey protein. Já que para a proteína ser absorvida pelo corpo o nosso índice glicêmico deve estar elevado. E como é interessante para nós que fazemos exercícios uma ingestão rápida de proteínas, então precisamos elevar rapidamente nossa taxa glicêmica, isso também porque quanto mais glicogênio, mais receprtores são ativados e mais proteína é absorvida pelo corpo.
Agora no pós treino é recomendado carboidratos mais complexos, como massas.
Não posso me esquecer também dos saches de carboidratos em gel. Que também são ótimos repositores de energia e funcionam como a malto.
Então não se esqueçam, para se ter energia, disposição e rendimento, o carboidrato tem esse papel.
Iai, já encheu o seu tanque hoje?





Um comentário: