segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O poder da hidratação

Como estão pessoas?
Se vocês têm acompanhado minhas postagens viram que a minha última foi sobre a importância dos carboidratos, e que falei um pouco sobre a hidratação. Mas hoje eu vou me aprofundar um pouco mais sobre a hidratação com carboidratos e o porque é importante se hidratar durante os treinos. Vamos lá.
Você já deve ter percebido que quando estamos com calor o nosso corpo produz o suor. E por que nós suamos? Esse é o mecanismo de defesa que o nosso corpo encontrou para evitar que nossa temperatura se eleve muito. Você sabe o que acontece se nossa temperatura elevar muito? Nós simplesmente viramos presunto, isso mesmo nós morremos meus caros, a temperatura elevada desnaturaliza nossas funções celulares, nossas proteínas morrem e nosso metabolismo para de funcionar. Olha só o que um simples suor sem a hidratação adequada pode nos causar. Então lembrem-se se hidratem muito, principalmente em tempos quentes como estes que estamos enfrentando! Mas o que eu quero falar é outra coisa.
Você sabe o que sai no nosso suor além de água? Sim, nosso suor não é feito apenas de água! É composto por água,uréia (a mesma substância que sai no seu xixi) e principalmente sais minerais como: sódio,potássio,cálcio,magnésio,cloro, entre outros minerais!
E por que eu preciso saber isso?
Simples, nó vivemos no Brasil, aqui é uma região quente, com o verão muito quente.
Se você treina algum tipo de esporte, vou pegar como exemplo, os exercícios resistidos (musculação). Quando você está treinando e vai perdendo sais e água no suor você tem ALTAS tendências de:

-Apresentar um estrese cardiovascular e muscular (causando grandes lesões).
-Aumentar a sua temperatura interna e com isso causar uma Hipertemia.
-Quanto menos água e sais minerais no orgânismo mais rápido o seu estoque de glicogênio (energia) irá acabar.
-Induzir uma fadiga central (se você não sabe o que é leia minha postagem que expliquei sobre as fadigas).

Somos seres humanos e temos a capacidade de pensar. E creio eu que você não quer que nada disso aconteça com você. Pois como eu, acho que você procura o seu melhor desempenho e o seu rendimento.
E como eu faço para isso não acontecer comigo?
Aí vai a dica:

*beba de 1 a 2 horas antes dos exercícios 250 a 600ml de líquidos (não refrigerante né pessoal) - água, sucos, maltodextrina.
*beber líquidos de 20 em 20 minutos durante o treino.
*e no pós treino beber também de 250 a 600ml de líquidos.

Eu em particular não gosto de beber água durante os treinos porque como disse na pastagem anterior, o esvazeamento gátrico da água é lento e causa desconfortos. Eu prefiro beber MALTODEXTRINA (ver postagem anterior sobre os carboidratos). Por que eu prefiro?Pois:

1- Os sabores são muito gostosos e fazem você querer se hidratar mais.
2-Fornece energia
3-Estimula a absorção de água
4-Retarda a fadiga durante os exercícios
5-Estimula a sensação de sede
6-Repositor de sais perdidos no suor e outros minerais
7-Evita a hipoglicemia

Tá bom ou quer mais? Hehe...como vocês podem ver é muito importante a nossa hidratação, e sem dúvidas durante os exercícios é fundamental se manter hidratado e com energia para poder gastar. E isso sem dúvida a Maltodextrina é muito boa.

Vamos lá galera, se hidratem e bebam no mínimo 3 litros de água por dia!

Por hoje é tudo!
Abraços

Gustavo Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário