quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O preconceito

Alguma vez na sua vida você já passou na frente de uma loja de suplementos e viu todos aqueles potes grandes, pequenos, redondos, quadrados, brilhantes e cada um com uma embalagem mais chamativa que a outra? Ou até mesmo conhece alguém que usa os famosos suplementos alimentares?Você sabe o que são?
Garanto a vocês que se eu fizer está pergunta a 10 pessoas aleatórias, que não fazem esporte ou que não entendem nem 30% do que se trata a ingestão e para que é necessário o uso de suplementos, 8 destas 10 pessoas vão me responder: "são aqueles trecos pra ficar forte" ou até mesmo "são aquelas bombas que o pessoal toma pra fica musculoso". Bom galera vamos começar, Suplementos Alimentares não são esteróides anabolizantes, existe uma grande diferença entre suplementos e esteróides anabolizantes. A principal é: ESTERÓIDE ANABOLIZANTE não é considerado um suplemento alimentar.Por isso vamos acabar agora com essa analogia que existe entre um e outro agora. Pra você entender o que é o suplemento vou usar um exemplo básico para que você possa entender qual o principal objetivo do mesmo.
Lá vamos nós, você sabia que um indivíduo saudável e que pratica atividades físicas (vamos tomar como exemplo os exercícios resistidos, popularmente conhecidos por musculção) necessita de uma quantidade maior de proteína do que um indivíduo saudável que não pratica atividades físicas. Isso por que os músculos são feitos de fibras e que são formados 90% de proteína. Por tanto se este indivíduo que treina sofre um desgaste maior nos músculos e para compensar e fazer com que o seu corpo se recupere rapidamente ele precisa de uma ingestão protéica maior. Vamos dizer que ele precise comer 200g de carne branca na hora do almoço.E mais algumas gramas nas várias refeições do dia dia. Some todas as quantidades em gramas de proteína e veja quantidade que vai dar. Isso mesmo ele precisa de mais ou menos 1kg de carne!
Você consegue comer 1kg a 2kg de carne de uma vez se colocarem no seu prato? Eu dúvido e a ciência vai provar que é quase impossível alguém que coma de uma vez só 1kg de carne, a não ser os animais, como o leão!Mas não somos leões e nosso metabolismo e sistema fisiológico é totalmente diferente. Bom, vamos voltar ao raciocínio. Os suplementos alimentares vão entrar fazendo este papel. O que é mais fácil, comer 1kg de carne de frango ou 2 colheres de sopa de Whey Protein (Proteína em pó feita através do soro do leite)? Sem falar que a digestão ocorre em menos de 30 minutos. Por tanto entendam, suplementos alimentares recebem esse nome pois eles suprem as necessidades humanas com relação ao que precisamos para sobreviver. Pessoas que não gostam de comer carne, frutas, saladas podem encontrar os nutrientes que precisam nos suplementos alimentares. Então galera, entendam, suplementos alimentares nada mais são que ALIMENTOS vendidos em POTES BONITOS.
Você que tinha ou ainda tem um pouco de preconceito sobre o uso de suplemento vai ficar espantado em saber duas coisas: você já tomou leite com Toddy ou Nescau? A grande maioria já, então você vai ficar sabendo de uma verdade que se você dizia nunca fazer parte deste grupo da sociedade que usa suplementos vai descobrir que faz parte sim! O Toddy e o Nescau tem como principal ingrediente Maltodextrina, e isso querido amigo ou amiga é um suplemento. A maltodextrina é obtida através da mandioca. Os atletas tomam malto para os exercícios e vocês tomam porque gostam do sabor do mesmo no leite. Outra verdade, sua mamãe já lhe deu Sustagem para tomar quando era criança, ou se você é mãe e dá para seu filho tomar, pois é desculpa informar mas ele toma suplemento alimentar, do tipo rico em carboidrato e que pode ser substituído por refeições.
É caros amigos, ninguém está limpo pode se assim dizer. É uma pena que exista tanto preconceito com relação a isso. Mas com o tempo as coisas vão mudando. Se eu puder fazer a minha parte e ajudar um pouco a vocês entenderem um pouco mais e ver que a ingestão de suplementos é benéfica para a saúde vou ficar feliz. É isso, essa foi minha primeira postagem, daqui pra frente vocês vão conhcer cada tipo de suplemento, como usar no dia a dia, como usar nos treinos e os seus benefícios para a saúde.
Espero que tenham gostado e que as suas idéias a partir de hoje comecem a sofrer transformações.
I ai vamos tomar um leite com nescau?

Gustavo Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário